Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber Saint-Gobain - Official website of the company

Renovar fachada em cerâmica com impermeabilização e novo revestimento cerâmico

Problema

Os materiais cerâmicos são utilizados tradicionalmente como um dos revestimentos de fachada, com maior incidência na zona norte do país.

Este tipo de revestimento apresenta um conjunto de vantagens na utilização em fachadas, como sejam a durabilidade, a resistência à penetração da água, a resistência mecânica e o efeito estético que se pode obter.

Encontra-se nas nossas fachadas uma variedade grande de formatos, cores e desenhos dos revestimentos cerâmicos. Com o passar do tempo, a renovação destas fachadas vai-se tornando necessária, quer por questões de falhas no desempenho técnico (descolamento pontual ou mais generalizado, penetração de água, etc.) quer por questões de necessidade de renovação estética.

Uma solução possível será a aplicação de um novo revestimento cerâmico (sempre em tons claros), eliminando ou não o existente, após a aplicação de uma camada de impermeabilização.

Solução

A solução a adotar deve ser baseada numa opção inicial sobre a manutenção ou não do revestimento cerâmico existente. A remoção do revestimento original deverá ser considerada no caso de se verificar a existência de zonas extensas de elementos cerâmicos soltos ou com evidência de baixa estabilidade estrutural. Deverá ser realizada uma sondagem alargada dos panos de fachada e/ou mesmo ensaios de aderência do tipo pull-off em zonas relevantes.

Opção 1: eliminação do revestimento cerâmico existente A demolição deve ser realizada por meios mecânicos adequados, procurando danificar o menos possível o suporte em reboco. Eliminar adequadamente os resíduos de demolição resultantes, depositando em vazadouro autorizado.

Avaliar o estado da superfície resultante, do ponto de vista de consistência e coesão e de planimetria. Para avaliação de consistência realizar um teste de dureza expedito com a ajuda de um elemento metálico, riscando com força na superfície em vários locais representativos (ver Diagnóstico e preparação do suporte, pág. 15); para uma avaliação mais aprofundada, realizar testes de aderência do tipo pull-off em locais representativos (Consulte a Weber).

Caso seja necessário demolir o reboco, deverá ser substituído por um novo usando a argamassa de reboco weber.rev dur. Caso seja apenas necessário regularizar, realizar preenchimentos pontuais com espessura superior a 6 mm usando weber.rev dur e, após endurecimento, aplicar em toda a superfície duas camadas da argamassa de regularização e impermeabilização weber.therm pro ou weber. rev renotec plus (até 5 mm de espessura) com rede de fibra de vidro – ver indicação de escolha nos textos 9 e 10.

Opção 2: manutenção do revestimento cerâmico existente Esta opção tem a vantagem de permitir a ação de renovação com quase ausência de intervenções de demolição, com consequentes vantagens para a rapidez dos trabalhos e a menor perturbação da utilização do edifício.

É no entanto necessário proceder à remoção dos elementos cerâmicos que pontualmente possam encontrar-se soltos. Repor a planimetria da superfície nesses locais com a argamassa weber.rev dur.

Lavar cuidadosamente a superfície de modo a eliminar todos os resíduos de sujidade e micro-organismos existentes, usando weber.antimousse como agente de limpeza de resíduos orgânicos e jato de pressão de água. Tratar fissuras, se aplicável (ver texto 10).

Após secagem, aplicar 2 camadas de argamassa de regularização e impermeabilização com rede de fibra de vidro, usando weber.plast renovation ou weber.rev renotec plus (em função do tipo e dimensão do cerâmico a colar) - ver textos 9 e 10.

Sobre suporte em reboco, escolher a argamassa de regularização e impermeabilização em função do cerâmico a colar:
- weber.therm pro (4 mm de espessura), para revestimento cerâmico até 15kg/m2 e lâmina cerâmica até 60x60 cm.
- weber.rev renotec plus (4 mm de espessura), para revestimento cerâmico até 30kg/m2 e lâmina cerâmica até 1x1 m.

Sobre suporte em cerâmico, escolher a argamassa de regularização e impermeabilização em função do cerâmico a colar:
- weber.rev renotec plus (4 mm de espessura), para pastilha cerâmica.
- weber.plast renovation (4 mm de espessura), para revestimento cerâmico até 20x20 cm.

Tratamento de fissuras
No caso de existirem fissuras de pontos singulares e/ou fissuras estruturais (ver Tratar fissuras em revestimentos de fachadas), proceder ao seu tratamento localizado antes da aplicação de revestimentos de regularização utilizando os métodos descritos.

Colagem e betumação de peças cerâmicas
Escolher a cola a utilizar em função da dimensão da peça de cerâmica a colar. Selecionar a partir do Guia de Escolha de colagem uma opção adequada da gama weber.col flex. Realizar a betumação usando as argamassas coloridas para juntas weber.color flex ou weber.color premium. Respeitar os procedimentos de colagem e betumarão descritos neste Guia.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.rev renotec plus

Argamassa de regularização em camada fina para renovação

weber.plast renovation

pasta de regularização para renovação

weber.therm pro

Colagem e revestimento de placas isolantes em sistemas weber.therm

Solução 2

weber.rev dur

reboco mineral de regularização

weber.col flex S

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de pequeno formato em fachadas (<6M), pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.col flex M

Colagem de peças cerâmicas de médio formato em exteriores

weber.col flex L

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.col flex XL

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.color epoxy

Argamassa para juntas em ambientes quimicamente exigentes

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color art

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas em interior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos

weber.color slim

Argamassa colorida de acabamento liso para renovação de juntas

weber.antimousse

Agente de limpeza de musgos e resíduos vegetais