Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber Saint-Gobain - Official website of the company

Montar correctamente painéis em blocos de vidro

Problema

Como montar correctamente painéis em blocos de vidro?

A correcta montagem de um painel em blocos de vidro exige que se conheçam as suas características e que se utilizem os materiais adequados para o efeito.

A maior parte das vezes o uso de argamassas tradicionais sem qualquer controle de propriedades, conjuntamente com a utilização de técnicas de aplicação menos corretas resultam em efeitos inestéticos, eliminando a intenção para o qual os painéis de blocos de vidro foram inicialmente projetados.

Para este efeito, é necessário que a argamassa de montagem tenha características específicas, tais como, retracção controlada, resistências mecânicas elevadas e impermeabilidade que permitem a sua utilização tanto em interior como em exterior.

Especialmente para esta utilização a weber desenvolveu a solução weber.tec glass

Solução

Verificar a planeza do suporte onde o painel de blocos de vidros vai ficar apoiado. Limpar bem todas as peças eliminando poeiras ou restos de gordura.

Amassar 1 saco de weber.tec glass com 4 - 4,5 litros de água limpa até obter uma pasta homogénea, sem grumos.Espalhar a argamassa pelo bloco de vidro e realizar o assentamento sobre o material deformável que deverá ser colocado entre a superfície de apoio e o próprio painel. O contorno do painel de blocos deverá ser realizado com uma junta perimetral deformável como remate com a estrutura envolvente.

Ter o cuidado de incorporar as cruzetas distanciadoras entre cada bloco e as varetas de aço inoxidável na horizontal e vertical, se os painéis forem de tamanho médio. No caso de os painéis terem grandes dimensões (superiores a 10m2) utilizar perfis em forma de “U” aparafusados às estruturas adjacentes*.

Ter em atenção que o limite máximo por painel é de 20m2 (nenhum dos lados do painel deve ter mais que 5 m) — acima deste valor realizar juntas de dilatação.

Quando weber.tec glass começar a endurecer, retirar as placas frontais dos distanciadores com uma colher de pedreiro. Preencher alguma falha de argamassa que possa ter resultado desta operação e efectuar o acabamento passando uma esponja limpa e humedecida. Realizar a limpeza final com um pano seco e suave para evitar riscar a superfície do bloco de vidro.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.tec glass

Argamassa para montagem e rejuntamento de tijolo de vidro