Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Tratar fissuras em revestimentos de fachadas

Problema

Fissuras de retracção: apresentam a forma de rupturas curtas e sem ordem aparente, estando relacionadas com uma má dosagem do reboco, excesso de espessura de aplicação ou secagem demasiado rápida, por exposição a muito calor ou vento. Acontecem durante a fase de presa e endurecimento das argamassas e revestimentos.

Fissuras de deformação: apresentam a forma de rede de malha larga, sem direcção dominante, resultando das deformações sofridas pelo suporte por falta de estabilidade, sujeição a tensões higrotérmicas, etc.

Fissuras de pontos singulares: surgem em pontos específicos das fachadas, como em cantos de vãos e nas ligações entre materiais diferentes no suporte (ligação de alvenaria com caixas de estores, ligação entre tijolo e betão, etc).

Fissuras estruturais: têm origem na deformação estrutural dos edifícios e apresentam espessuras e profundidades importantes; mostram geralmente orientação bem definida (horizontal, vertical ou oblíqua em alguns casos).

Solução

No caso de fissuras de retração ou de deformação, verificar o estado de aderência do revestimento e substituir o que estiver com problemas; se as fissuras tiverem abertura importante, aplicar um barramento com weber.therm pro, weber.rev renotec plus ou weber.plast renovation (em função do material de suporte), armados com weber.therm rede normal.

Aplicar um novo revestimento deformável, usando um sistema espesso (2 a 3 mm) constituído pelo primário weber.prim regulador e pelo revestimento decorativo weber.plast decor em textura fina (F) ou média (M).

Em fissuras em pontos singulares, realizar um corte no revestimento com cerca de 10 cm de largura e 1 cm de profundidade, ao longo da fissura, e aprofundá-la em cunha no fundo; selar a cunha com mastique de poliuretano, e encher o corte no revestimento com a argamassa weber.rev dur, armada com weber.therm rede normal.

Em fissuras estruturais proceder do mesmo modo e reforçar a estabilidade das fissuras por intermédio de grampos de aço. Como acabamento, em ambos os casos, aplicar weber.prim regulador e revestir com weber.plast decor.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.plast decor M/F

Revestimento orgânico colorido de capa fina

weber.plast renovation

pasta de regularização para renovação

Solução 2

weber.rev dur

reboco mineral de regularização para colagem de cerâmica