Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Renovar paredes antigas melhorando o seu desempenho térmico

Problema

A melhoria do desempenho térmico das paredes da envolvente numa construção antiga, visando o incremento da sua eficiência energética, é um objetivo que coloca desafios relativamente às soluções disponíveis tendo em vista o seu sucesso.

A solução de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS), baseada na aplicação de placas isolantes térmicas (normalmente em poliestireno), tem provado a sua eficiência na melhoria do desempenho térmico de paredes de fachada correntes, sendo cada vez mais utilizada. Apresenta no entanto algumas limitações na compatibilidade com a manutenção de traças arquitetónicas relevantes...

... e outras limitações como sejam o som oco que passa a transmitir-se da fachada, a menor resistência aos impactos na superfície, a dificuldade de compatibilidade com a natureza de paredes antigas (superfície muito irregular, materiais minerais e heterogéneos) e ainda a alteração importante das condições de “respirabilidade” da parede devido à baixa permeabilidade ao vapor de água do material isolante.

Em resposta a estas questões apresenta-se uma solução de isolamento mineral, designada weber.therm mechanic, baseada na argamassa de cal de elevada
eficiência térmica weber.therm aislone que se aplica por projeção mecânica como revestimento de paredes, na espessura definida pelo cálculo térmico. A sua natureza de argamassa mineral torna-a especialmente adequada à reabilitação térmica de paredes antigas.

Solução

Preparar e lavar as superfícies dos suportes eliminando materiais soltos, pouco coesos ou contaminados com sais. Realizar "encasques" introduzindo pedras ou cacos cerâmicos com a argamassa weber.cal chapisco.

O reboco isolante weber.therm aislone pode ser aplicado por projeção mecânica ou manualmente. Aplicar camadas de 4 cm de espessura máxima, em duas passagens de 2 cm cada. Apertar e regularizar a superfície com régua metálica; deixar endurecer 6 a 12 horas para sarrafar e alinhar a superfície pela espessura pretendida (controlada pelos meios de controle de espessura instalados: réguas, tentos, mestras, etc.).

Para conseguir a espessura máxima de 8 cm, executar duas camadas de 4 cm. Aplicar uma rede de fibra de vidro com malha 10x10 mm sobre a superfície ainda fresca da 1ª camada e passar uma régua dentada para deixar a superfície rugosa; após pelo menos 24 horas, aplicar buchas sobre a rede, dispostas em malha quadrada e espaçadas de aprox. 50 cm, e aplicar a segunda camada de weber.therm aislone.

Após tempo de secagem e endurecimento de pelo menos um dia por cada cm de espessura aplicada, revestir weber.therm aislone com barramento armado usando
argamassa weber.therm kal, aplicado em duas camadas incorporando rede weber.therm rede normal, e após pelo menos 3 dias aplicar o acabamento mineral colorido weber.rev naturkal.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.cal chapisco

Argamassa de preparação e consolidação de superfícies

weber.cal classic

Reboco para renovação de paredes antigas em edifícios correntes