Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Regularizar um pavimento

Problema

Quando um pavimento se encontra demasiado irregular, é necessário proceder à sua regularização para se poder aplicar um revestimento final.

Também a reabilitação de pavimentos leva muitas vezes à remoção das betonilhas existentes, como por exemplo, na substituição de tubagem existente. Noutros casos, é necessário recorrer a um enchimento de modo a corrigir cotas ou nivelar o pavimento com outro adjacente.

A execução destes trabalhos com argamassas preparadas em obra, resulta frequentemente em problemas de fissuração, destacamento e empolamento, originando a degradação de revestimentos e impermeabilizações com custos de reparação elevados.

Por isso, recomenda-se a aplicação de betonilhas pré-doseadas, integradas num projeto construtivo que garanta compatibilidade entre materiais como as lajes, a própria argamassa de regularização e as argamassas e revestimentos finais (impermeabilização, cerâmica e outros).

Solução

Verificar o estado do suporte e realizar as reparações e limpezas necessárias. Por exemplo, remover partes soltas, tratar as fissuras e eliminar agentes capazes de reduzir a aderência (poeiras, colas antigas, ...). A regularização de zonas específicas pode ser feita com weber.floor rep.

Humedecer o suporte. Para uma maior aderência recomenda-se a aplicação de uma leitada cimentoweber.latex: água na proporção 1:1:1.

Amassar a betonilha leve weber.floor base, weber.floor base rapid ou weber.floor light, aplicar no pavimento na espessura pretendida (entre 4 e 8 cm) e nivelar a sua superfície com o auxílio de uma régua de alumínio. Recomenda-se a utilização de uma rede de fibra de vidro weber.floor rede G120, especialmente em situações de maior exigência como cargas elevadas, instabilidade do suporte e quando haja dessolidarização do suporte.

Manter o material humedecido nas primeiras horas e executar juntas de retração estrategicamente definidas em função da geometria do piso, e respeitando as juntas de dilatação ou fracionamento já existentes, garantindo áreas máximas de 25 m2.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.floor base

Betonilha de enchimento e regularização de pavimentos interiores e exteriores

weber.floor base rapid

Betonilha de enchimento e regularização de pavimentos interiores e exteriores de secagem rápida

weber.floor light

Betonilha tradicional leve

Solução 2

weber.floor rede G120

Rede de fibra de vidro para reforço de betonilhas