Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Regularizar um pavimento em coberturas, terraços e varandas sobre suportes deformáveis

Problema

As características físicas e mecânicas exigidas a uma betonilha são dependentes de vários fatores como:
- cargas a aplicar sobre a superfície (tipo de uso);
- compressibilidade das camadas inferiores;
- condições de aplicação: aderente, dessolidarizada ou flutuante;
- condições ambientais (exterior, interior).

No caso das coberturas, terraços e varandas é comum aplicar uma camada de regularização sobre placas de isolamento térmico (XPS, etc.) de forma a distribuir esforços e permitir a aplicação do revestimento final de uma forma segura. A betonilha é neste caso aplicada de forma flutuante e está normalmente sujeita a condições ambientais mais adversas.

A execução deste tipo de trabalhos com argamassas correntes e sem qualquer tipo de cuidados na execução (juntas, reforço da betonilha, etc.), resulta frequentemente em problemas de fissuração, destacamento e/ou empolamento, originando a degradação de revestimentos e impermeabilizações com custos de reparação elevados.

Por isso, recomenda-se a aplicação de betonilhas pré-doseadas, reforçada com uma rede de reforço adequada, especificamente concebidas de forma a reponderem de forma mais eficaz às exigências funcionais a que estão sujeitas nas condições adversas de um terraço/cobertura e o cumprimento de todas as recomendações na sua aplicação, como execução de juntas perimetrais e de fracionamento e, especialmente, reforço da betonilha com rede.

Solução

Nos terraços, varandas e coberturas a aplicação de material isolante para responder às exigências térmicas é frequente, pelo que a aplicação da betonilha (quer se trate de coberturas invertidas ou tradicionais) é um dos fatores críticos no desempenho do pavimento. Aplicar um geotêxtil (300g/m2) sobre a camada de impermeabilização.

Amassar a betonilha weber.floor base plus com um misturador e com 2,5 a 3 litros de água (se utilizar um misturador contínuo deve ajustar a quantidade de água) Aplicar sobre o geotêxtil uma espessura de betonilha não inferior a 6cm. Na matriz cimentícia incorporar uma rede de fibra de vidro weber.floor rede G120, a cerca de 1/3 da altura relativamente à base.

Nivelar a superfície com o auxílio de uma régua e apertar com uma talocha manual ou elétrica. A regularização de pontos específicos como meias canas, etc. pode ser feita com weber.floor rep.

Manter o material humedecido nas primeiras horas e executar a juntas de retração estrategicamente definidas, em função da geometria do piso, respeitando as já existentes e garantido áreas máximas de 25 m2. Após secagem, a betonilha está pronta a receber o revestimento pretendido (impermeabilização, cerâmica, etc.).

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.floor base plus

Betonilha de enchimento e regularização sobre suportes deformáveis

weber.floor rep

Argamassa autonivelante de base cimentícia

Solução 2

weber.floor rede G120

Rede de fibra de vidro para reforço de betonilhas