Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Aplicar um sistema weber.therm com um conceito "natural"

Problema

A consciência coletiva sobre a importância da preservação do nosso planeta é crescente, procurando encontrar soluções para que possam ser utilizados os seus recursos de modo a satisfazer a atividade humana conservando-o nas melhores condições possíveis, e disponibilizando-o às gerações futuras para que possam usufruir.

 

A preocupação crescente no nosso país com a eficiência energética na utilização dos edifícios, visando a diminuição da necessidade de consumo de recursos energéticos e o consequente benefício de redução dos respetivos custos coletivos e individuais, tem impulsionado a utilização de soluções de isolamento térmico na envolvente dos edifícios, nomeadamente nas fachadas.

 

Os sistemas do tipo ETICS (Isolamento Térmico pelo Exterior), que a Saint-Gobain Weber denomina de weber.therm, encontram-se na linha da frente da eficácia na resposta à melhoria do desempenho térmico das fachadas. A utilização de um material natural como a cortiça no papel de camada de isolamento térmico num sistema deste tipo, num país que é o seu principal produtor, revela-se uma opção com elevado potencial de contributo para a realização de uma construção sustentável.

O sistema weber.therm natura apresenta-se como uma solução do tipo ETICS com elevado potencial de sustentabilidade, integrando na sua constituição placas isolantes de origem natural em aglomerado de cortiça expandida, e argamassas de colagem, revestimento e acabamento com constituição mineral, à base de cal (muito baixo teor em cimento).

Solução

O sistema weber.therm natura utiliza a placa isolante weber.therm cork, constituída por aglomerado de cortiça expandida (ICB ) produzido a partir de granulado de cortiça retirada da casca dos ramos recolhidos na poda dos sobreiros. Este material isolante encontra-se caracterizado e obedece aos requisitos da norma EN 13170.

A placa isolante será colada sobre suporte novo regularizado (betão ou reboco weber.rev dur) ou de renovação com absorção, através do barramento integral do seu verso com a argamassa de cal weber.therm kal. Sobre suporte de renovação sem absorção, nomeadamente em tinta ou cerâmico, realizar a colagem com a argamassa weber.therm flex P, aplicada em barramento penteado integral no verso da placa isolante (pente 9 ou 10mm). Aplicar fixação mecânica adicional com bucha específica (ver pág. 121) após endurecimento.

O revestimento das placas isolantes será realizado com a argamassa de cal weber.therm kal, em duas camadas, reforçada com rede de fibra de vidro weber.therm rede normal. Respeitar os procedimentos de aplicação e de tratamento de pontos singulares descritos para os outros sistemas weber. therm baseados em placas isolantes (ver págs. 124 a 127).

O acabamento definido para o sistema weber.therm natura é o revestimento colorido à base de cal weber.rev naturkal, que permite acabamento areado fino ou alisado. Este acabamento é aplicado por barramento em duas camadas; devido à sua natureza mineral, pode apresentar algumas “nuances” de cor ou aspeto manchado, especialmente quando húmido. Como alternativa, poderá ser aplicado como acabamento final o revestimento colorido de base acrílica weber.plast decor.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.rev naturkal

Reboco mineral colorido para acabamento final de sistemas weber.therm

weber.therm kal

Argamassa de colagem e revestimento de placas de poliestireno expandido