Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Aplicar um sistema weber.therm com resistência ao fogo

Problema

A segurança contra incêndio em edifícios é um tema ao qual se tem dedicado cada vez maior atenção, por força da consciência crescente do risco para as vidas e bens que representa a exposição ao fogo.

A legislação aplicável à construção de edifícios, o Regulamento Técnico de Segurança contra incêndio em edifícios (SCIE) de 2008, define as regras a que deve obedecer a
construção de edifícios e os requisitos de comportamento ao fogo dos materiais e sistemas utilizados.

Ocomportamento dos materiais quando sujeitos ao fogo é classificado pela norma NP EN 13501-1:2003, de acordo com classes de comportamento definidas de a (incombustível) a F (não determinado).

Em sistemas do tipo etics (weber.therm), só a utilização de placas isolantes de lã mineral consegue um comportamento com elevada resistência à presença de fogo, sem degradação acentuada do material isolante (sistema weber.therm mineral).

Solução

O sistema weber.therm mineral utiliza a placa isolante weber.therm isofex, constituída por lã de rocha de elevada densidade, classificada como A1 (incombustível) relativamente ao seu comportamento quando sujeita a fogo (NP EN 13501-1:2003).

A placa isolante será colada com a argamassa weber.therm pro disposta em cordão perimetral no seu verso, sobre suportes de alvenaria ou betão, ou com a argamassa weber.therm flex P disposta em barramento integral, sobre suportes em tinta ou cerâmico (renovação). será sempre aplicada fixação mecânica adicional, usando bucha específica.

O revestimento armado das placas weber.therm isofex será realizado com a argamassa weber.therm pro (incorporando a rede de fibra de vidro weber.therm rede normal) e o acabamento decorativo com os revestimentos weber.plast decor ou weber.plast gran. Os procedimentos de aplicação a respeitar são idênticos aos descritos para os outros sistemas weber.therm.

É recomendável, quando se aplica um sistema weber.therm usando outros materiais isolantes (poliestireno por exemplo), realizar ao nível de cada piso ou em padieiras das janelas uma faixa resistente ao fogo usando placas weber.therm isofex. Deste modo é diminuído o risco de propagação de incêndios através da fachada.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.plast decor M/F

Revestimento orgânico colorido de capa fina