Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Sessões técnicas Faculdade de Arquitectura de Lisboa e Instituto Superior Técnico

24 11 2016

Com o intuito de aproximar os futuros técnicos com as mais recentes tecnologias de construção e reabilitação de edifícios, durante o mês de novembro, estivemos presentes no Instituto Superior Técnico e Faculdade de Arquitetura de Lisboa para três sessões sobre a temática de isolamento térmico pelo exterior (sistemas ETICS).

Enquadrado na disciplina de Tecnologia de Construção de Edifícios do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST), a Saint-Gobain Weber foi convidada a fazer uma apresentação sobre a temática dos sistemas ETICS. Na sessão foram destacados os aspetos relacionados com a importância das alvenarias no contexto das paredes eficientes, apresentados os vários sistemas disponíveis, abordados os aspetos normativos, as importantes considerações de projeto, as boas práticas de aplicação dos sistemas e, finalmente, as patologias associadas aos sistemas e as formas de as minimizar. Foi ainda apresentado o conceito Paredes Eficientes e as ferramentas digitais associadas. No total, estiveram presentes cerca de 80 alunos, divididos em 2 sessões.

 

Foram também realizadas sessões na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, no âmbito da disciplina de Edificações IV / Apoio ao Projeto, do 5º ano do Curso de Arquitetura. A apresentação, inserida na participação com mais empresas do Grupo Saint-Gobain, incidiu particularmente sobre argamassas e a sua aplicação na construção, nomeadamente na reabilitação de edifícios, tendo sido dado destaque às soluções ETICS e às argamassas da gama weber.cal. Foi realçada a importância de uma correta e detalhada especificação de produtos e argamassas, a importância das medidas preventivas em fase de projeto e execução, com o objetivo de reduzir os custos associados à manutenção e reparação do edificado, apresentadas as principais considerações sobre revestimentos, com uma análise às principais patologias associadas e as respetivas medidas preventivas e corretivas e, finalmente, apresentado o conceito Paredes Eficientes e as ferramentas digitais associadas. Foram realizadas 3 sessões, num total de cerca de 120 alunos.

 

A Saint-Gobain Weber agradece aos responsáveis o convite endereçado e manifesta disponibilidade para este tipo de colaborações, visando aproximar os futuros técnicos com as mais recentes tecnologias de construção e reabilitação de edifícios. Acreditamos que o contributo da Indústria com os centros de ensino é uma mais valia para todos.