Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Escola Braancamp Freire premiada com Wan Award 2013

29 05 2013

Projeto incorpora soluções Saint-Gobain Weber para paredes, correção acústica e isolamento térmico pelo exterior

O projeto da Escola Secundária Braamcamp Freire, na Pontinha, do atelier Cristina Veríssimo e Diogo Burnay Arquitectos (CVDB), conquistou o Wan Award 2013, na categoria de Educação. Estes prémios são organizados pela publicação internacional dedicada à arquitetura World Architecture News, e distinguem projetos nas áreas da Educação, Saúde, Comunidade, Transportes, Comercial, Retalho, Residencial e Interiores & Design. O concurso, que recebeu 82 projetos de todo o mundo nesta área, tinha desafiado os arquitetos a apresentar propostas que se ajustassem à atual conjuntura económica.

Na decisão pesou a “harmonia criada a partir do projeto anterior para o novo design”, e a “simplicidade e robustez” da construção final. Além disso, o baixo custo de construção foi apontando também como uma das mais-valias do projeto.

Para conseguir esse orçamento reduzido, os arquitetos apostaram em materiais que dispensam acabamentos. Por exemplo, foram usadas paredes em betão à vista e blocos acústicos Soundconfort de betão leve em argila expandida Leca®, fornecidos pela empresa Previcon, que não precisaram de mais acabamento. Em alguns espaços os blocos Soundconfort foram pintados de cores vivas, fator realçado pelo júri do concurso como uso inteligente da cor. Para além das infra-estruturas estarem à vista, são resistentes e de fácil manutenção, sublinhou o arquiteto.  

A Saint-Gobain Weber forneceu ainda a solução para isolamento térmico pelo exterior, soluções para colagem e betumação de cerâmica e sistemas de enchimento leve com agregados de argila expandia Leca® nos pisos.