Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

2º Fórum Habitat

20 05 2015

No passado dia 18 de maio, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na cidade do Porto, recebeu o 2º FÓRUM HABITAT Saint-Gobain

Esta iniciativa teve como tema “A envolvente Opaca e a Envolvente Transparente na Eficiência Energética dos Edifícios” e reuniu, em conferência, profissionais das áreas da arquitetura e da engenharia. 

Na segunda edição deste fórum os intervenientes apresentaram soluções inovadoras e energeticamente eficientes para construir um habitat mais confortável e aprazível com a sua envolvente: um habitat sustentável. 

Uma “reflexão conjunta da indústria e da construção na procura de soluções para os novos desafios” da sociedade moderna, palavras de João Santa-Rita, presidente da Ordem dos Arquitectos, na sessão de apresentação. Encontros que promovem o debate de “uma das questões mais importantes da arquitetura: a eficiência energética do meio edificado”, declarou João Santa-Rita.

No ano em que o grupo Saint-Gobain celebra os seus 350 anos Luís Folque, administrador da Saint-Gobain Weber, salienta que a “Saint-Gobain mudou”. “Assumiu uma nova estratégia, assente no conceito de habitat sustentável – fornecer soluções inovadoras aos desafios do crescimento, eficiência energética e proteção ambiental”, esclareceu o responsável. A promoção do habitat sustentável quer no mercado da construção nova quer na reabilitação de edifícios. 

Além da participação de João Santa-Rita e de Luís Folque o evento contou com a presença dos arquitetos João Pedro Quaresma, do The Inner Value, e Miguel P. Guedes, na qualidade de oradores convidados. 

João Pedro Quaresma expôs as principais alterações legislativas e o impacto da nova regulamentação na arquitetura, nomeadamente, a Diretiva 2010/31/UE, o Decreto-Lei n.º 118/2013, a Portaria n.º 349-B/2013 e a Portaria nº 349-A/2013, com as alterações da Portaria n.º 115/2015, de 24 de abril. 

O arquiteto Miguel P. Guedes apresentou um projeto de moradia de férias, desenvolvida no Douro, que aplica os princípios PassivHaus. Este projeto é uma das primeiras intervenções nacionais com este sistema.  

Os Fóruns Habitat realizam-se sob a chancela “Titanium Partners”, que reflete a relação de parceria entre o grupo Saint-Gobain e a Ordem dos Arquitectos

A Saint-Gobain está presente em 64 países, emprega mais de 190 mil pessoas e apresenta um volume de faturação superior a 40 mil milhões de euros. Foi responsável pela construção da famosa Galeria de Espelhos do Palácio de Versalhes, no século XVII. Atualmente figura como o maior especialista em vidros e firmou-se como um dos 100 maiores grupos industriais do mundo.

(Notícia publicada na revista Vida Imobiliária. Texto escrito por Fernanda Cerqueira)