Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Renovação de pavimentos em cerâmica no interior ou exterior

Problema

Os pavimentos cerâmicos estão sujeitos a desgaste e, por isso, é frequente necessitarem de renovação.

Os pavimentos exteriores estão sujeitos a acções mais agressivas que os pavimentos interiores e, por isso, têm de ser renovados com uma maior frequência. A utilização de cimentos-cola adequados para o efeito é essencial para assegurar uma maior durabilidade.

Antes da renovação de pavimentos deve fazer-se com muito cuidado a preparação do pavimento antigo para ser renovado. Deve averiguar-se se todo o pavimento cerâmico que vai ser renovado está resistente, limpo, sem gorduras, óleos ou outro tipo de sujidade que dificulte a colagem do novo pavimento cerâmico.

Se no pavimento a renovar existirem juntas estruturais ou juntas de fraccionamento, estas devem ser respeitadas, utilizando, se possível, perfis adequados ao tipo de junta que se pretende. Caso não existam, estas juntas devem ser previstas dependendo do grau de exposição a amplitudes térmicas do pavimento e às áreas de aplicação.

Solução

Sondar o pavimento que se pretende renovar e remover todas as peças cerâmicas que soem a oco. Regularizar o pavimento a renovar nas áreas onde se tenham retirado as peças cerâmicas antigas. Depois do pavimento regularizado, este deve ser lavado para eliminar gorduras, óleos, poeiras e outros quaisquer resíduos.

Amassar weber.col rapid fluid ou weber.col flex XL com a água indicada nas respetivas embalagens. weber.col rapid fluid é um cimento-cola com uma consistência mais fluida que os cimentos-cola comuns. weber.col flex XL é mais adequado a pavimentos sujeitos a amplitudes térmicas elevadas.

Espalhar o cimento-cola escolhido com uma talocha denteada de acordo com o tamanho da peça cerâmica a colar. Aplicar a cerâmica sobre o cimento-cola espalhado pressionando a peça, de forma a garantir que os cordões de cola ficam completamente esmagados.

Passadas 6 horas, se a colagem foi efectuada com weber.col rapid fluid, ou 24 horas, se a colagem foi efectuada com weber.col flex XL, devem ser preenchidas as juntas de colocação utilizando um produto da gama weber.color.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col rapid

Colagem rápida de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico em exteriores e interiores

weber.col flex XL

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

Solução 2

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos