Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem e betumação de pastilha cerâmica ou de vidro em piscinas

Problema

O sistema de revestimento de uma piscina está sujeito a um ambiente considerado exigente, pelo que todos os materiais aplicados devem cumprir os requisitos para conseguir a durabilidade do mesmo. Todo o processo construtivo exige cautela na sua execução para que não ocorram patologias graves que originam prejuízos avultados.

É fundamental que o suporte, a maior parte das vezes em betão com acabamento em reboco/betonilha tenha a resistência exigida para estes locais, nomeadamente coesão, aderência e ausência de fissuração. Todas as zonas ocas deverão ser removidas e refeitas antes da impermeabilização ou colagem do revestimento.

É fundamental garantir que não existirão perdas de água pelo suporte, pelo que se deverá proceder à impermeabilização com argamassas adequadas, tipo weber.tec 824 ou weber.dry KF, uma vez que o revestimento final tem apenas uma função estética e de protecção.

As piscinas são revestidas com diversos tipos de materiais cerâmicos, vidro ou pedra natural. Alguns em forma de mosaico incorporam no tardoz, para ligar as peças entre si, pontos de silicone redes de fibra de vidro ou outros elementos, o que dificulta a ligação de uma cola cimentícia. Neste caso, deve ser usado o weber.color epoxy ou em alternativa contratar os serviços de apoio técnico da Weber.

Solução

Avaliar o estado do suporte no que diz respeito à sua coesão, resistência mecânica, hidrofugação e aderência. Este deve ter realizado todo o processo de cura e retracção próprias do cimento não devendo apresentar fissuras. Caso contrário, tratar as fissuras antes de realizar a impermeabilização ou iniciar a colagem do revestimento.
Avaliar a adequação da pastilha cerâmica antes da colagem usando o método descrito ou através do serviço de consultadoria técnica Weber.

Avaliar a adequação da pastilha para aplicação em piscinas. Para as pastilhas com rede de fibra de vidro e resina no tardoz deve ser realizado um teste prévio da seguinte forma: 1) Em três recipientes diferentes colocar água, água de cal e aguarrás; 2) Colocar amostras da mesma placa de pastilha em cada um deles; 3) Aguardar no mínimo 24 horas para retirar as amostras dos recipientes e avaliar resultados.

Existem diversos tipos de revestimentos utilizados no acabamento de piscinas: materiais cerâmicos, vidro ou pedra natural, sendo que é a pastilha de vidro comercializada em placas a solução privilegiada. Estas placas são compostas por diversas peças fixas entre si no tardos com pontos de cola, rede de fibra de vidro e resinas ou papel, que originam diferentes comportamentos quando aplicados. A fixação destas peças exige colas adequadas às suas propriedades. O ignorar das patologias conduz a erros continuados na preconização das soluções.

As pastilhas unidas por pontos de cola, PVC ou silicones apresentam deformações elevadas quando sujeitas a ensaios de tração, pelo que exigem a sua fixação com colas de elevadas prestações de aderência e flexibilidade. Nestes casos, utilizar weber.col flex M para a colagem das placas de pastilha e weber.color epoxy na betumarão, dependendo do grau de resistência química pretendida.

Colagem e betumação com weber.col aquaplus: Amassar a cola com a quantidade de água recomendada na embalagem até obter uma massa homogénea e sem grumos. Estender pequenas quantidades de cola sobre o suporte com uma talocha denteada de 5 mm. Colocar a placa de pastilha sobre a cola e apertar até esmagar completamente os sulcos.

weber.col aquaplus é adequado para a betumação de pastilha em piscina. Preencher as juntas da pastilha logo que possível limpando com uma esponja humedecida quase em simultâneo. Não permitir que a junta seque demasiado antes da limpeza. Limpar com pano seco decorridas 24 horas para retirar as poeiras. Para pastilha fixa com papel é possível realizar a colagem e betumação em simultâneo. A piscina pode ser cheia decorridos 7 dias.

 

Colagem e betumação com weber.color epoxy: Amassar os dois componentes com misturador eléctrico até obter uma massa homogénea. weber.color epoxy é um adesivo de reacção pelo que aplicado a temperaturas mais elevadas o seu tempo de secagem é diminuído. Quando sujeito a temperaturas baixas é conveniente guardá-lo 24 horas antes em local à temperatura ambiente ou aquecê-lo em banho maria antes de aplicar.

Estender pequenas quantidades de cola sobre o suporte com a ajuda de uma talocha denteada de 3 ou 4mm. Colocar a placa de pastilha sobre a cola pressionando até esmagar os cordões completamente. Preencher as juntas com weber.color epoxy logo que possível. Efectuar a limpeza quase em simultâneo com esponja e água morna. Não deixar secar o produto sobre o revestimento. Depois de seco só é possível retirar resíduos de weber.color epoxy mecanicamente ou com decapantes específicos. A piscina pode ser cheia decorridos 4 dias.

Colagem com weber.col flex M e betumarão com weber.color epoxy. Para pastilha unida por pontos de cola, efetuar a colagem com o cimento-cola flexível de altas prestações weber.col flex M. Misturar a cola com a quantidade de água recomendada no saco até obter uma massa homogénea e sem grumos.

Estender weber.col flex M no suporte em barramento fino e apertado com a ajuda da face lisa da talocha. Logo em seguida estender a cola com a face denteada de 4mm sobre o barramento prévio. Colocar a placa de pastilha sobre a cola esmagando completamente os sulcos. Evitar preencher as juntas com cola.

Remover o excesso de cola das juntas da pastilha para não dificultar a aderência do rejuntamento. A resistência da argamassa de juntas fica fragilizada devido à falta de espessura. Aguardar 24 horas para efetuar a betumarão com weber.color epoxy para resistências químicas superiores. Preencher bem as juntas com a argamassa utilizada.

Após a betumação e a limpeza final do revestimento, aguardar no mínimo 7 dias para encher a piscina. Verificar regularmente que os níveis de pH e cloro da água se mantêm dentro dos valores recomendados. weber.col aquaplus é resistente a valores de pH superiores a 5.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col aquaplus

Colagem e betumação em piscinas

weber.col flex M

Colagem de peças cerâmicas de médio formato em exteriores

weber.color epoxy

Argamassa para juntas em ambientes quimicamente exigentes

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos