Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem de grés porcelânico em interior

Problema

A evolução dos revestimentos cerâmicos, em especial o aparecimento e larga utilização do grés porcelânico com níveis de absorção de água muito baixos, veio obrigar a adaptação dos comentos cola utilizados para a colagem. Os tradicionais cimentos cola utilizados para peças porosas não se adequam às exigências.

Adicionalmente, quanto maior for o formato da peça de grés porcelânico maior a tendência para haver curvatura (previstas nas normas europeias dos próprios revestimentos), o que diminui a superfície de contato entre a cola e a peça.

As excelentes propriedades mecânicas, nomeadamente a resistência ao desgaste, permite a aplicação do grés porcelânico em áreas industriais, zonas de tráfego intenso onde o grau de exigência é muito elevado.

Neste sentido, a durabilidade do revestimento e pavimento dependem de uma adequada seleção do cimento-cola, em função do local, do suporte, da dimensão da peça cerâmica e, por fim, da correta técnica de colagem.

Solução

Comprovar que o suporte se encontra preparado para a aplicação do revestimento escolhido. Após amassar weber.col ferma com água, fazer um barramento fino e apertado sobre o suporte, com a ajuda do lado liso da talocha, de forma a regularizar a porosidade e a criar uma melhor aderência à superfície.

Logo em seguida, espalhar a cola com a face denteada da talocha adequada ao formato da peça a colar. Para peças de formato superior a 900cm2 deve efectuarse colagem dupla espalhando cola no tardoz da peça cerâmica.

Colocar a peça sobre a cola e apertar com um ligeiro movimento circular até conseguir esmagar os sulcos deixados pela talocha e o nivelamento da peça. No interior recomenda-se que as juntas de colocação tenham no mínimo 2mm de largura. Quando as áreas em questão são elevadas devem prever-se igualmente juntas de fraccionamento, preenchidas com materiais elásticos do tipo mástique ou perfis adequados.

Depois da colagem das peças deixar endurecer a cola durante 24 horas, no mínimo, antes de proceder à betumação. O preenchimento das juntas deve ser feito com uma das argamassas coloridas da gama weber.color.


Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col ferma

Colagem de cerâmica absorvente e de grés e grés porcelânico de pequeno e médio formato no interior sobre rebocos e betonilhas

Solução 2

weber.col flex S

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de pequeno formato em fachadas (<6M), pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color epoxy

Argamassa para juntas em ambientes quimicamente exigentes

weber.color art

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas em interior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos

weber.color slim

Argamassa colorida de acabamento liso para renovação de juntas