Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem de grés porcelânico em fachadas

Problema

O grés porcelânico é um material de excelência devido à sua elevada resistência, grande variedade de acabamentos e formatos que possibilitam efeitos estéticos muito interessantes tornando-se uma das grandes tendências nos revestimentos exteriores. A colocação deste material em fachadas exige que sejam tidos em consideração inúmeros cuidados e que estejam previstos desde a fase do projecto.

Para planear um revestimento cerâmico é fundamental conhecer bem as suas propriedades e adequá-las ao projecto em questão. A baixa absorção de água, o formato e peso de cada peça, o coeficiente de dilatação térmico e a própria cor são características essenciais que influenciam o tipo de cola a usar, a largura de juntas necessária entre peças e as juntas de fraccionamento do revestimento.

A utilização de cimentos-cola de elevada aderência e flexibilidade são cruciais para garantir uma boa aderência da peça. No entanto, as juntas entre peças e as juntas de fraccionamento são igualmente importantes uma vez que permitem absorver as dilatações e contracções do revestimento originadas por tensões de natureza higrotérmica.

O dimensionamento das juntas deve ser feito tendo em conta as amplitudes térmicas a que o revestimento estará sujeito, não esquecendo que a cor tem influência na absorção de calor. As juntas devem ser sempre preenchidas com argamassa adequada de forma a evitar a entrada de água através das fachadas. A circulação de água por trás do revestimento é um dos principais factores que origina a perda de aderência e destacamento das peças cerâmicas.

Solução

Verificar que o suporte se encontra resistente, plano e limpo antes da aplicação das peças cerâmicas. É essencial que o suporte tenha tido o tempo de cura necessário, que todas as retracções se efectuaram e que se encontre estável. Verificar o teor de humidade no suporte para garantir que está seco. Tolera-se uma humidade máxima de 10% antes de colar cerâmica. Os suportes húmidos originam posteriormente babamentos na fachada.

Escolher o cimento cola em função da dimensão e formato da peça cerâmica, e da altura da fachada onde será colada. Em fachadas até 6 metros de altura e com peças até 1800 cm2, utilizar weber.col flex M. Face a condições climatéricas mais intensas e à existência de maiores deformações no suporte dos edifícios mais altos, em fachadas com mais de 6 metros e com dimensões do revestimento até 2400 cm2 usar weber.col flex L, e até 3600 cm2 usar o weber.col flex XL.

Após amassar a cola com a quantidade de água recomendada, estender a cola sobre o suporte em barramento fino e apertado para garantir a uniformização de absorção de água e consequentemente a hidrofugação. Logo em seguida, estender a cola com talocha denteada adequada ao formato da peça, sobre o barramento. Em exteriores fazer colagem dupla, ou seja, aplicar cola também no tardoz da peça usando o mesmo método que no suporte.

Aplicar a peça sobre a cola esmagando bem os cordões. Levantar a peça para garantir que o processo de aplicação é adequado e que não existem áreas sem contacto com a cola. Deixar juntas de colocação entre peças usando cruzetas distanciadoras para facilitar o trabalho. Da mesma forma, deixar juntas de fraccionamento e respeitar as juntas estruturais do edifício. Terminada a colocação do revestimento, aguardar pelo menos 48 horas antes da betumação.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col flex M

Colagem de peças cerâmicas de médio formato em exteriores

weber.col flex L

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.col flex XL

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

Solução 2

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos