Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem de forra ou alheta em fachada

Problema

Como colar peças de pequena dimensão ou tijoleira de alheta em fachadas?

Nos suportes produzem-se deformações que são transmitidas ao revestimento. Estas deformações são minimizadas com a utilização de cimentos-cola flexíveis.

Os agentes climatéricos, como a chuva, o sol e o gelo actuam sobre o revestimento cerâmico provocando tensões muito importantes no revestimento.

As peças cerâmicas, nomeadamente alheta e forra, têm tendência a aumentar de volume devido à temperatura e, em alguns casos, devido à absorção de humidade. Estes aumentos de volume obrigam à utilização de um cimento-cola de aderências melhoradas e com flexibilidade.

Devido a todas estas tensões que se podem instalar no revestimento cerâmico, é aconselhável que se deixem juntas de colocação, entre peças, no mínimo de 5 mm. Estas juntas devem ser preenchidas com um produto que consiga absorver as tensões que se instalem no revestimento.

Solução

O suporte deve estar limpo, seco e resistente. Devem ser respeitadas as juntas estruturais dos edifícios. Em fachadas devem prever-se juntas de fraccionamento horizontais ao nível de cada piso, e verticais espaçadas de 5 em 5 metros. Este tipo de juntas devem ser preenchidas com um material altamente elástico do tipo mástique ou perfis adequados.

Amassar weber.col flex M utilizando a quantidade de água recomendada na embalagem. Fazer um barramento fino e apertado com o lado liso da talocha sobre a superfície. Logo em seguida, estender o produto utilizando uma talocha denteada, adequada ao tamanho das peças cerâmicas a colar e ao estado do suporte. Espalhar weber.col flex M no tardoz das peças com uma colher de pedreiro em barramento fino (colagem dupla).

As peças cerâmicas devem ser colocadas sobre o cimento-cola espalhado sobre o suporte fazendo a pressão necessária para garantir o completo esmagamento dos cordões de cola.

Passadas 24 a 48 horas podem preencher-se as juntas de colocação utilizando weber.color flex ou weber.color premium.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col flex M

Colagem de peças cerâmicas de médio formato em exteriores

Solução 2

weber.col flex L

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos