Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem de cerâmica sobre suportes de gesso em interior

Problema

Os produtos à base de cimento portland não são apropriados para colagem sobre suportes de gesso. Na presença de humidade, este tipo de cimento e o gesso são quimicamente incompatíveis provocando reações que originam produtos expansivos e acabam por originar o destacamento dos revestimentos ou a degradação acelerada do gesso.

Excetuando as placas de gesso previamente preparadas, as designadas placas de gesso hidrofugado, o mais indicado para colar os revestimentos são os adesivos ou outras colas que não contêm cimento portland. Em alternativa, proteger o gesso cartonado com a aplicação de um primário.

Existem inúmeros materiais à base de gesso que servem de superfície de colagem, como os painéis de gesso cartonado, os blocos de gesso ou mesmo o gesso projectado, todos eles com diferentes propriedades. Essencialmente, absorção de água, flexibilidade e resistência superficial.

Os grandes formatos e o elevado peso das peças que se pretende colar condicionam o cimento-cola a usar.

Solução

Qualquer que seja o suporte à base de gesso deve comprovar- se que o mesmo possui a resistência adequada ao peso do revestimento que é previsto colar. O mesmo deve encontrar-se limpo, seco e perfeitamente coeso.

No caso das placas de gesso cartonado ou dos blocos de gesso, todas as juntas devem ser previamente tratadas conforme instruções do fabricante. weber.fix premium, weber.col rapid e weber.col renovation (neste último caso, com primário de aderência weber.prim AD) são alternativas adequadas para a colagem sobre suportes de gesso

weber.col rapid formulado sem cimento portland pode ser aplicado diretamente sobre o gesso. Preparar o produto com a água indicada e apenas a quantidade necessária. weber.col rapid é uma cola de secagem rápida. Estender a cola com a talocha adequada ao tamanho da peça e assentá-la de imediato, pressionando bem os cordões. Se optar pelo weber.col renovation, efetuar primeiro a aplicação do weber.prim AD (em caso de placas hidrofugadas, o primário é dispensável).

Com o weber.fix premium, pode fazer primeiro a impermeabilização, com um primeiro barramento de 2 mm e incorporação de rede de fibra de vidro no meio dessa camada. Deixar secar 24 horas. A colagem do revestimento deve ser feita com galocha de 6 mm, e devem existir sempre juntas de colocação entre peças de 2 mm. Betumar após 48 horas.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.fix premium

Colagem de cerâmica e pedra natural de médio e pequeno formato em paredes interiores

weber.col rapid

Colagem rápida de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico em exteriores e interiores

Solução 2

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color epoxy

Argamassa para juntas em ambientes quimicamente exigentes

weber.color art

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas em interior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos

weber.color slim

Argamassa colorida de acabamento liso para renovação de juntas