Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem de cerâmica sobre pisos radiantes

Problema

Os sistemas de aquecimento de piso radiante ganham cada vez mais adeptos, dadas as vantagens apresentadas pelos fabricantes deste tipo de solução. Sistemas cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e mais versáteis do ponto de vista da utilização são essenciais para o seu crescimento.

Existem diversas soluções no mercado desde o piso radiante hidráulico ao elétrico. Estes últimos cada vez mais versáteis, por se apresentarem em finas esteiras que possibilitam a sua aplicação tanto em obra nova como em renovação, prevendo a cerâmica como um dos revestimentos finais.

Os sistemas de piso radiante hidráulico caraterizam- se pela incorporação de uma rede de tubos de aquecimento de águas no pavimento sendo obrigatório o revestimento com uma betonilha de 3 a 4 cm de espessura. Mais exigentes do ponto de vista do comportamento do revestimento cerâmico são os sistemas elétricos onde as peças são colocadas diretamente sobre as esteiras elétricas

As colas adequadas para esta utilização devem ter como propriedade fundamental a maior resistência a ciclos de calor, assim como deformabilidade para acompanhar as variações dimensionais das peças face à exposição a temperaturas mais elevadas e de forma directa. A colocação de cerâmica sobre pisos radiantes deve ser planeada de forma cuidada, prevendo juntas entre peças, fraccionamento e perimetrais adequadas a cada situação.

Solução

Utilizar o weber.col renovation, weber.col ferma multi ou o weber.col flex M de acordo com a dimensão da peça a colar. Misturar o produto escolhido com a quantidade de água recomendada, com a ajuda de um misturador elétrico lento de baixa rotação, até obter uma pasta homogénea.

No caso do sistema de piso radiante elétrico, o weber.col renovation, weber.col ferma multi ou weber.col flex M, são adequados para a para colagem da maioria dos materiais de isolamento utilizados previamente à colocação das esteiras. Estender o cimento-cola com ajuda de uma talocha denteada adequada ao trabalho a realizar e colar diretamente o material de isolamento pressionando para esmagar os sulcos de cola.

Após estender as esteiras elétricas realizar um barramento com a cola selecionada de forma a incorporar as mesmas na cola. Logo que se inicie o endurecimento do barramento, estender o cimento-cola com uma galocha denteada adequada às peças cerâmicas a colar. Prever sempre juntas de colocação e fracionamento perimetrais.

Colocar as peças sobre o cimento-cola, pressionando-as de forma a esmagar os cordões e que toda a área da peça fique preenchida com cola. Aguardar no mínimo 24 horas antes de efetuar a betumarão das juntas com argamassa colorida da gama weber.color.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col renovation

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de médio e grande formato em exteriores e interiores

weber.col ferma multi

Colagem multisuporte de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico no interior

weber.col flex M

Colagem de peças cerâmicas de médio formato em exteriores

Solução 2

weber.col flex XL

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.color epoxy

Argamassa para juntas em ambientes quimicamente exigentes

weber.color art

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas em interior

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos

weber.color slim

Argamassa colorida de acabamento liso para renovação de juntas

weber.floor fluid

Argamassa autonivelante de elevada fluidez