Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Colagem de cerâmica em terraços e varandas

Problema

As varandas e terraços são zonas propícias à entrada de água nos espaços interiores, e por isso requerem cuidados adicionais na sua concepção de forma a obter uma impermeabilização eficiente.

A garantia de impermeabilização é conseguida com a escolha adequada do sistema utilizado, desde os produtos específicos de impermeabilização antes da colagem do revestimento cerâmico, ao cimento-cola e argamassa de juntas.

As solicitações de natureza higrotérmica devem ser tidas em consideração, uma vez que estas zonas são a maior parte das vezes, locais bastante expostos a variações consideráveis de temperatura e de humidade. Falhas resultantes do projeto de conceção destas zonas acarretam prejuízos avultados, nomeadamento falta de juntas de fracionamento e impermeabilização deficiente.

Após o tratamento adequado dos suportes com produtos de impermeabilização como o weber.dry lastic ou weber.tec 824, o cimento-cola adequado para a colagem das peças cerâmicas deve ser impermeável e suficientemente flexível para resistir às exigências de uma aplicação no exterior.

Solução

Verificar a estabilidade do suporte e a existência de pendentes adequadas antes de realizar a impermeabilização com produtos adequados da gama weber.dry previamente à colagem de cerâmica. Garantir com testes de carga de água que não existem infiltrações de nenhuma ordem, com especial atenção para os pontos singulares. Permitir a cura completa dos produtos de impermeabilização.

Preparar weber.col flex M, weber.col flex L ou weber.col flex XL misturando com a quantidade de água recomendada até obter uma pasta homogénea e sem grumos. Fazer um barramento fino e uniforme no suporte com a ajuda do lado liso da talocha. Logo de seguida, espalhar a cola com a face denteada adequada ao formato da peça a colar.

Para peças de grande formato deve fazer-se colagem dupla, espalhando cola no tardoz da peça com a ajuda de uma talocha denteada do mesmo tamanho utilizado para espalhar a cola no suporte. Nesta fase devem deixar-se juntas de fracionamento e perimetrais no pavimento cerâmico de forma a que as tensões geradas sejam dissipadas. Estas juntas devem ser preenchidas com weber.flex PU.

Decorridas no mínimo 48 horas devem preencher-se as juntas entre peças com uma das argamassas de juntas impermeáveis para exterior: weber.color flex ou weber.color premium. Efectuar uma limpeza inicial com uma esponja ligeiramente
humedecida logo que a argamassa comece a endurecer. Passadas 24 horas efectuar uma limpeza geral com um pano seco.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.col flex M

Colagem de peças cerâmicas de médio formato em exteriores

weber.col flex L

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

weber.col flex XL

Colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico de grande e médio formato em fachadas, pavimentos e paredes exteriores e interiores

Solução 2

weber.color premium

Argamassa colorida de acabamento liso para juntas anti-fungos

weber.color flex

Argamassa colorida de acabamento areado para juntas em interior e exterior

weber.tec 824

Argamassa monocomponente fléxivel de impermeabilização

weber.dry lastic

Membrana líquida de impermeabilização

weber.dry roll

Membrana pré-fabricada de impermeabilização e desacoplamento