Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Reparação de betão com danos superficiais

Problema

As superfícies de betão, nomeadamente aquelas que se encontram visíveis (em pilares, paredes, vigas, etc.), apresentam muitas vezes problemas de degradação provocada pela exposição aos elementos atmosféricos ou ambientes com alguma agressividade.

Picar a zona a reparar, eliminando materiais soltos e criando rugosidade na superfície, limpar ao máximo poeiras, sujidades, resíduos de óleos descofrantes, restos de pinturas, etc. Humedecer cuidadosamente o suporte, algumas horas antes da aplicação da argamassa de reparação e deixar secar a superfície.

A degradação superficial do betão, para além do desagrado estético que provoca, facilita a infiltração das águas que resultará na degradação das armaduras, criando problemas de resistência estrutural.

Para proceder à reparação destes danos, deverá ser utilizada uma argamassa específica para reparação superficial de betão, com características que permitam:
- resistências mecânicas adequadas;
- deformabilidade semelhante ao betão.

Solução

Limitar as zonas a raparar, criando arestas vivas, para que a argamassa de reparação fique com a espessura mínima recomendada, ou seja, 0,5 cm.

Picar a zona a reparar, eliminando materiais soltos e criando rugosidade na superfície; limpar ao máximo poeiras, sujidades, resíduos de óleos descofrantes, restos de pinturas, etc. Humedecer cuidadosamente o suporte, algumas horas antes da aplicação da argamassa de reparação.

Amassar weber.rep basic com cerca de 3,5 a 4 litros de água limpa por saco, misturando até obter uma massa plástica, homogénea e sem grumos. Aplicar weber.rep basic com colher, enchendo e compactando bem a zona a reparar, em camadas de 0,5 a 2 cm de espessura máxima.

Realizar o acabamento com a ajuda de uma talocha perfurada. Efectuar cura húmida da superfície exposta, molhando frequentemente durante pelo menos 48 horas após a aplicação, para diminuir o risco de fissuração por retracção durante o processo de presa.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.rep basic

argamassa para reparação não estrutural de betão