Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Impermeabilização de terraços e varandas, em construção nova ou reabilitação

Problema

Como impermeabilizar terraços e varandas, em construção nova ou em reabilitação?

O betão e as argamassas de regularização que constituem os materiais das lajes expostas às intempéries são materiais porosos, e por isso, permeáveis à infiltração da água. Por outro lado, estas superfícies estão sujeitas a esforços de deformação provocados pelas variações de temperatura, podendo originar fissuras nos revestimentos utilizados.

Em construções antigas, a exposição às condições climatéricas, a utilização e a degradação natural dos materiais, podem comprometer a impermeabilidade de um terraço ou varanda, manifestando-se infiltrações cuja origem é dificilmente localizável.

Muitas soluções disponíveis para impermeabilização apresentam custos elevados ou requisitos de aplicação só ao alcance de equipas especialmente preparadas, para além de exigirem demolições complicadas e dispendiosas. Por outro lado, não são adequadas para a aplicação directa de revestimentos de acabamento, do tipo cerâmico ou pedra natural.

Para prevenir estes problemas, é importante dispor de revestimentos de impermeabilização que se caracterizem pela simplicidade de aplicação, compatibilidade com revestimentos existentes e eficácia adequada a cada situação.

Solução

Usar weber.dry lastic em suportes completamente secos, em suportes com fissuras (não estruturais) sobre cerâmica (com utilização de camada intermédia de aderência), zonas não pedonais.

Usar weber.tec 824 em áreas até 100 m2; em contínuo ou em áreas superiores recorrendo a juntas de dilatação (ver “Tratamento de pontos singulares”)..

Verificar as condições de escoamento do suporte, devendo possuir inclinação adequada. Proceder à sondagem, eventual reparação e limpeza adequados à preparação do suporte para aplicação do revestimento de impermeabilização (ver “Diagnóstico e preparação do suporte”).

Preparar as transições para as paredes envolventes, utilizando a banda específica weber.dry banda fixada entre duas camadas de weber.dry lastic ou deweber.tec 824, assim como nos cantos existentes.

Tratar as fissuras com rede de fibra de vidro (malha 2x2mm), entre duas demãos de weber.dry lastic aplicadas com trincha.

Para aplicação sobre suporte de cerâmica, aplicar um barramento de aderência e nivelamento com weber.col rapid fluid e deixar secar até 48 horas.

Aplicar weber.dry lastic em duas ou três camadas cruzadas (ver ficha de produto), usando pincel, trincha ou rolo. Em caso de utilização de armadura de fibra de
vidro, aplicá-la sobre a primeira camada de membrana ainda fresca; aplicar mais duas camadas a cobrir integralmente a armadura.

Aplicar directamente o revestimento com peças cerâmicas, se for o caso, após pelo menos 72 horas, utilizando a cola e a argamassa de juntas adequadas das gamas
weber.col e weber.color (ver “Colagem de cerâmica em varandas e terraços”).

Misturar weber.tec 824, com água. Amassar lentamente durante alguns minutos até obter uma pasta homogénea e sem grumos.

Aplicar weber.tec 824 por barramento, em duas camadas, usando talocha metálica. A 1ªcamada deverá ser aplicada com a face denteada (dente de 3 ou 4 mm) e a 2ª com a face lisa, no sentido dos sulcos, após endurecimento da camada anterior.

Sobre a 1ª camada ainda fresca, aplicar armadura de fibra de vidro, ficando integralmente coberta pelo produto.

Se pretendido, aplicar directamente o revestimento com peças cerâmicas, aguardando entre 4 e 6 dias, e utilizando a cola e a argamassa de juntas adequadas das gamas weber.col e weber.color (ver “Colagem de cerâmica em varandas e terraços”).

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.tec 824

Argamassa monocomponente fléxivel de impermeabilização

weber.dry lastic

Membrana líquida de impermeabilização

Solução 2

weber.col rapid fluid

Colagem rápida de cerâmica, pedra natural e mosaicos hidráulicos em pavimentos exteriores e interiores