Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Garantir a impermeabilização de um depósito de água potável

Problema

Como garantir a impermeabilidade de um depósito de água potável?

A natureza dos materiais utilizados na construção dos reservatórios não garante a sua impermeabilidade. A pressão da água provoca tensões nos materiais que podem originar pontos de ruptura.

A realização dos revestimentos tradicionais (ex: rebocos ricos em cimento) não garante uma impermeabilidade suficiente, para além de facilmente apresentarem problemas de degradação.

É necessário um tratamento da superfície interna em contacto com a água que garanta a impermeabilidade dos reservatórios enterrados, submetidos à pressão e contra-pressão da água...

…... ao mesmo tempo que assegure as condições de potabilidade da água.

Solução

Lavar o suporte com jacto de água em pressão, de modo a obter uma superfície limpa e isenta de materiais soltos. Tratar adequadamente os pontos singulares (fissuras, ângulos, esquinas...) - ver "Tratamento de pontos singulares".

Proceder à reparação dos danos que possam existir nas paredes do reservatório. Se forem em betão, ver "Reparação betão"; se forem em alvenaria, utilizar a argamassa de reparação weber.rep basic.

Sobre superfícies lisas em betão ou reboco de cimento, utilizar duas camadas cruzadas de weber.dry KF (alisar a última camada com talocha de inox). Sobre superfícies irregulares, humedecer o suporte e aplicar weber.dry KG numa espessura mínima de 1 cm.

Passadas no mínimo duas semanas da aplicação, a superfície deve ser bem lavada e limpa. Em seguida, deve encher-se o depósito e realizar-se uma prova de gosto. No caso de a água ainda apresentar um ligeiro gosto, deve rejeitar-se esta água e aguardar mais alguns dias antes de encher novamente o depósito. A maioria das vezes deve ser necessário encher o depósito duas vezes.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.dry KF

Argamassa fina de impermeabilização

weber.dry KG

Reboco de impermeabilização

Solução 2

weber.rep express

Argamassa de reparação não estrutural

weber.rep rapide

argamassa de reparação estrutural de betão

weber.dry stop

Argamassa de selagem de fugas de água