Weber - Saint-Gobain

Montar correctamente painéis em blocos de vidro

Problema

Como montar correctamente painéis em blocos de vidro?

Os elementos decorativos em blocos de vidro são cada vez mais utilizados na arquitectura de edifícios com o intuito de os tornar mais harmoniosos. No entanto, é necessário ter atenção a alguns pormenores relativos à sua colocação nomeadamente aos materiais e às técnicas usadas.

A correcta montagem de um painel em blocos de vidro exige que se conheçam as suas características e que se utilizem os materiais adequados para o efeito.

A maior parte das vezes o uso de argamassas tradicionais sem qualquer controle de propriedades, conjuntamente com a utilização de técnicas de aplicação menos correctas resultam em efeitos inestéticos, eliminando a intenção para o qual os painéis de blocos de vidro foram inicialmente projectados.

Para este efeito, é necessário que a argamassa de montagem tenha características específicas, tais como, retracção controlada, resistências mecânicas elevadas e impermeabilidade que permitem a sua utilização tanto em interior como em exterior.

4 - Especialmente para esta utilização a weber desenvolveu a solução weber.tec glass

Solução

Verificar a planeza do suporte onde o painel de blocos de vidros vai ficar apoiado. Limpar bem todas as peças eliminando poeiras ou restos de gorduras.

Amassar um saco de weber.tec glass com 4-4,5 litros de água limpa até obter uma pasta homogénea, sem grumos. Espalhar a argamassa pelo bloco de vidro e realizar o assentamento sobre o material deformável que deverá ser colocado entre a superfície de apoio e o próprio painel.

Ter o cuidado de incorporar as cruzetas distanciadoras entre cada bloco e as varetas de aço inoxidável na horizontal e vertical, se os painéis forem de tamanho médio. No caso de os painéis terem grandes dimensões (superiores a 10m2) utilizar perfis em forma de “U” aparafusados às estruturas adjacentes*.

Ter em atenção que o limite máximo por painel é de 20m2 (nenhum dos lados do painel deve ter mais que 5 m) — acima deste valor realizar juntas de dilatação.

Quando weber.tec glass começar a endurecer, retirar as placas frontais dos distanciadores com uma colher de pedreiro. Preencher alguma falha de argamassa que possa ter resultado desta operação e efectuar o acabamento passando uma esponja limpa e humedecida. Realizar a limpeza final com um pano seco e suave para evitar riscar a superfície do bloco de vidro.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.tec glass

Argamassa para montagem e rejuntamento de tijolo de vidro.

1