Este website utiliza cookies de forma a garantir uma melhor navegação no nosso site.
Ao continuar a navegar no site, está a concordar com a utilização de cookies. Para mais informação, clique aqui

Weber - Saint-Gobain

Assentar alvenarias de blocos leves com argamassas leves

Problema

A escolha da solução mais adequada para as paredes de um edifício deve ser objeto de uma reflexão cuidada e proporcional ao peso funcional das paredes - particularmente as paredes exteriores - no desempenho global da construção.

As Alvenarias Leca® Bloco em pano simples conciliam um excelente isolamento térmico e acústico com uma boa resistência mecânica, permitindo realizar paredes que satisfazem integralmente as exigências a considerar numa parede. Para além disso, são fáceis de executar e o seu custo global é competitivo em relação às soluções tradicionais de paredes.

A gama Leca® Bloco é composta por diversos tipos de blocos produzidos com betão leve vibrocomprimido em que os agregados naturais foram substituídos, em parte ou na totalidade, por agregados de argila expandida Leca® com granulometria selecionada para realçar as suas características de resistência mecânica, leveza e isolamento.

O assentamento dos elementos leves de alvenaria Leca® Bloco com a utilização de argamassas leves, incorporando componentes comuns como seja a argila expandida Leca®, resulta numa parede de comportamento mais homogéneo e compatível. Por outro lado, a utilização de argamassas leves conduz a uma maior economia associada ao custo de transporte e ao consumo por m2 de parede.

Solução

No assentamento de alvenarias simples com elementos Leca® Bloco de espessura superior a 15 cm, usar a argamassa weber.tec AM5. A argamassa será disposta nas juntas horizontais em dois cordões paralelos junto à face exterior do bloco, com espessura pronta de aproximadamente 1 cm. Pode ser aplicada à mão ou com recurso a um equipamento adequado que facilita o doseamento, o espalhamento e a localização dos cordões de argamassa.

As juntas verticais no Bloco Térmico® são secas devido ao sistema de encaixe, e nos blocos Conforto® e Isolsónico® existem juntas ocultas para preenchimento com argamassa. Em tempo quente, é conveniente humedecer a superfície de contacto da argamassa com os blocos para evitar a sua secagem demasiado rápida. Verificar o alinhamento e a verticalidade dos panos de parede.

No assentamento de alvenaria interior com elementos Inter Leca® (10 cm de espessura), utilizar a argamassa weber.tec AM5 fino. A argamassa será disposta nas juntas horizontais em dois cordões paralelos junto à face exterior do bloco, com espessura final de aproximadamente 2 mm. Aplicar a argamassa com máquina doseadora ajustan do a altura do cordão para 5 mm, antes de esmagamento.

A 1.ª fiada da alvenaria Inter Leca® será assente por encaixe sobre um perfil metálico nivelado; o remate vertical de topo será realizado por encaixe no mesmo perfil metálico. Espalhar alguns metros de argamassa weber.tec AM5 e assentar os blocos Inter Leca® ajustando os encaixes horizontais e verticais neles existentes.

Solução com os seguintes produtos Weber

Solução 1

weber.tec AM5

Argamassa leve para alvenaria

weber.tec AM5 fino

Argamassa leve para alvenaria